terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Surgimento do RPG




A História do RPG e da TSR


A história da TSR e do RPG se confundem de tal forma, que se torna impossível falar de um sem tocar no outro.



GARY GYGAX


A TSR possui uma história que poderia ser toda resumida com uma só palavra... SUCESSO. É um grande exemplo do "Sonho americano que se torna realidade". Começou com uma idéia brilhante, meia dúzia de anotações e voit à la!!! Um rápido sistema de regras.

Ai foi só ir a uma editora, ter seu trabalho recusado... Trabalhar por si e em pouco mais de 5 anos, estar apto a comprar todas as empresas que recusaram seu trabalho inicialmente. Mas o que tinha a TSR para se tornar tão popular?

O homem que iniciou tudo isso se chamava Gary Gygax. Ele desperdiçou anos sentado junto a um amigo “Guerreando” através de jogos de estratégia com miniaturas.
Os Jogos de estratégia com miniaturas (WAR GAMES), sempre forma muito difundido por todo o mundo, enquanto existiram guerras, existiram os War Games, até o Xadez, um dos jogos mais antigos do mundo veio dos War Games. Os war games contemporâneos vieram da Prússia por volta do século 10. O jogo KRIEGSPIEL introduziu a idéia de usar um tabuleiro e dados para determinar elementos aleatórios nas batalhas.Depois da guerra Franco – Prussica, o Inglês ganhou sua versão e foi utilizado para treinar o exercito em táticas militares.



E foi H. G. Wells, com seu brilhantismo que abriu o jogo para amadores e civis. Em 1915 ele publicou um set de regras em um livro chamado Little Wars (Pequenas Regras) hoje visto como a “Bíblia” dos jogadores de War Games. Ele foi o primeiro a introduzir miniaturas para serem colecionadas representando os exércitos.





Porem o jogo não se tornou popular e permaneceu apagado até 1953. Charles Roberts lançou o primeiro tabuleiro de jogo“comercializado”. Robert criou a Avalon-Hill, companhia de jogos.

TOLKIEN



Em 1966, ocorreu uma grande publicação “THE LORD OF THE RINGS” (O senhor dos Anéis), trazendo a tona um intenso e fantástico CENÁRIO, que há muito havia sido esquecido, levando a mente de todo adolescente da época os sonhos de um mundo mágico, de elfos, anões e magos.


Em 1966 também, Gary Gygax e outros jogadores de War games fundaram a Federação internacional de War games(jogos de estratégia com miniaturas)

Com a "febre" TOLKIEN, todos os adolescentes da época estavam num período de êxtase em relação a histórias medievais e Um dia, jogando com um grupo de amigos, por brincadeira introduziram uma miniatura de um Dragão em seus jogos. Conseqüentemente o jogo se tornou "medieval" e agora trazia toda história medieval para dentro daquele jogo. A quantidade de possibilidades que isso acrescentou ao jogo foi infinita e cada dia mais jogavam naquele estilo. Começavam os War Games medievais.

Este jogo se chamava "CHAINMAIL".




Em 1969 ocorreu a primeira publicação do Chaimail, pela GUIDON GAMES com um total de 62 paginas (47 numeradas), um conjunto de regras para ser usado em conjunto com o “War game” OUTDOOR SURVIVAL” da Avalon Hill. Um set de regras para utilizar o cenário medieval em War games.

Uma espécie de progenitor do D&D, o Chainmail foi criado como um sistema de regras para ser usado em conjunto com miniaturas.

Na primeira publicação da revista “Best of Dragon” Gygax citou: “ Quando os buracos começaram a aparecer no Chainmail, Dave(Arneson) começou a usar o sistema de regras em suas campanhas e publicar suas ações em forma de artigos numa
campanha chamada “Blackmoor”(cenário de combate). Fiquei muito interessado nesta utilização das regras e em poucos meses Dave veio me visitar e jogamos seu modificado Chainmail. Poucas semanas após a visita eu recebi 18 ou mais paginas de regras e anotações de sua campanha e imediatamente comecei a criar um novo manuscrito. Em pouco mais de 3 semanas já eram 100 paginas e começamos um sério teste de jogabilidade. DUNGEONS & DRAGONS nasceu”




Em 1972 veio a segunda edição do Chainmail, com 48 paginas (35 numeradas) uma versão mais fácil de ser lida e entendida, com regras incorporadas da publicação Domesday.

Porém, a editora Avalon Hill não compreendeu as modificações que Gary estava obstinado a fazer e alegavam " Como poderemos determinar o vencedor se supostamente os jogadores devem cooperar? Vocês não tên como criar um jogo que não possui vencedores!"







Mais D&D



Então, em 1974, Gary Gyax e seu amigo, Don Kayne, fizeram um investimento e fundaram sua própria editora. A TATICAL STUDIES RULES. Gygax remodelou seu livro de regras e o publicou. Este livro se chamava "DUNGEONS & DRAGONS"
Logo TSR (1974-1979)


Gygax rapidamente colocou Arneson apenas como co-autor pelas suas “sementes” e a semelhança do D&D com o cenário “Blackmoor”.

Durante o primeiro ano, o jogo vendeu cerca de 1000 cópias e rendeu $50.000 a TSR.





MAIS SOBRE

DAVE ARNESON


Como em toda sociedade, divergências acontecem, e em pouco mais de um ano de trabalho ente Gygax e Arneson depois de o D&D ser criado eles se desentenderam e Arneson saiu. A grande injustiça de toda história, é que Gygax hoje é exaltado como criador do RPG, enquanto Arneson foi totalmente esquecido pela industria.

De qualquer forma, os caminhos traçados por Arneson em suas campanhas e a influencia de seu pequeno livro amarelinho no desenvolvimento do D&D é inegável.

Em 1979 existiram rumores que Arneson procurou a justiça para criar uma ação contra a TSR, demandando Royalties pela linha de produtos D&D. Arneson foi listado como co-autor das regras originais de D&D, e como tal, acreditava que uma parcela do sucesso se devia a derivados de seu trabalho. O resultado desta ação nunca se tornou publico, porém existem rumores que Arneson recebeu uma razoável quantia em dólares em troca de cessar a ação judicial.


O Chainmail continuou a ser publicado até 1979 quando ocorreu sua última publicação de 44 paginas. Estima-se hoje, que uma cópia da 1a edição do Chainmail esteja valendo em torno de 1000 dólares.

De 1974 a 1979 muitos livros do D&D original foram lançados. Entre eles GREYHAWK.

Escrito por Gigax e Kuntz, em sua capa já aparecia um Beholder e em seu conteúdo, eram incorporadas novas classes, como paladino e ladrão bem como monstros magias e tesouros

MAIS SOBRE



Em 1977 era criada a linha Dungeons & Dragons básico, que persistiu até o fim da TSR em 1999 em desacordo com Gigax, que destinava seu tempo a um projeto mais ambicioso e complexo : o AD&D.










MAIS SOBRE



Em junho de 1978 saía o AD&D Players Handbook assinado por Gary Gygax. A partir daí, o AD&D se tornou uma febre mundial e assim permaneceu até a compra da TSR pela Wizards of The Coast em 1999.


Mas qual seria realmente a principal diferença do D&D para o AD&D? Primeiramente, o D&D foi criado baseando-se em um único mundo chamado MYSTARA e com foco na terra de KARAMEIKOS em particular. O jogo tendeu a acompanhar o que seu nome dizia: Aventuras baseadas em labirintos dungeons, coletar tesouros e salvar princesas. Já o AD&D, foi criado para não ser ligado especificamente a nenhum mundo, como resultado, a enorme quantidade de diferentes cenários criados para ele.





.Logo TSR (1980-1982)

Após 02 anos de seu lançamento, o D&D original foi retirado do mercado. Contudo, o Mundo de Mystara foi re-lançado como uma campanha. De 1987 a 1989, todas as suas regras foram reestruturadas, e a partir daí houve uma grande explosão.Era publicada a Segunda edição do AD&D.














Logo TSR (1982-1991)


Em 1995, um dos criadores da segunda edição escreveu:

“Desde que a segunda edição foi lançada, o AD&D cresceu pelo mundo como nunca foi esperado. Pudemos viajar por mundos fabulosos, como o horror de RAVENLOFT, os exóticos bazares de Al-Qadin, e sobre a superfície arida de Dark Sun. Agora, temos os

horizontes sem fim de PLANESCAPE e as bandeiras em flâmula dos exércitos de Birthright. E claro, presidindo, os legendários Forgotten Realms. Produtos mudaram, mas nosso objetivo continua o mesmo: Publicar o que os jogadores desejam encontrar. E nós fazemos isso pelo mesmo motivo que todos jogam: Por diversão!”.

Ao mesmo tempo em que os jogos eram criados, muitas “Crônicas” também começaram a tomar o mercado, e um de seus mais populares autores foi Robert A. Salvatore, baseados no cenário de Forgotten Realms. Estas novelas criaram legendários guerreiros pelos reinos, entre eles, o Elfo Negro Drizzt Do’Urden. Drizzt é um príncipe da capital dos Elfos Negros (Drows), MENZOBERRAZAN.


























































E como falar nas Crônicas da TSR sem citar os autores MARGARET WEIS e TRACY HICKMAN, com seus Best-sellers “DRAGONS OF AUTUMN TWILIGHT”, DRAGONS OF WINTER NIGHT ee DRAGONS OF SPRING DAWING” ,criando assim a SAGA DE DRAGONLANCE.













Em 1991 algo de muito importante aconteceu: Nasceu a WHITE-WOLF, empresa que mudou os rumos do rpg, trazendo fantásticos cenários, com Vampiro, Lobisomem e muitos outros, acompanhados de regras simples e funcionais. Estava ali, uma das maiores concorrentes da TSR.

A partir dai, temos o RPG moderno que todos nós conhecemos.

Nenhum comentário: